PESQUISAR

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

POLUIÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS - 13 - POLUIÇÃO

1. Leia as seguintes informações veiculadas e que foram adaptadas de páginas da internet.
 
- O consumo de água saudável é fundamental à manutenção da saúde. Existem estimativas da Organização Mundial da Saúde de que cerca de 5 milhões de crianças morrem todos os anos por diarréia, e estas crianças habitam de modo geral os países do Terceiro Mundo. Nesses locais, um dos problemas é o acesso à água tratada. (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciências/agua-desafio/)
- Os oceanos constituem cerca de 97 % de toda a água do planeta. Dos 3 % restantes, aproximadamente 2,25 % estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,75 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água. (http://www.cetesb.sp.gov.br/Água/rios/ciclo.asp)
- O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. O volume total da água permanece constante no planeta, sendo estimado em torno de 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. (http://www.cetesb.sp.gov.br/Água/rios/ciclo.asp)
 
Sobre o exposto considere as afirmações a seguir:
 
I. A maior parte da água que consumimos vem de uma fração muito pequena em relação à água existente no planeta.
II. O número de crianças que morrem por diarréia está associado, entre outras coisas, à falta de água tratada.
III. A quantidade de água no planeta é garantida pelo ciclo hidrológico, porém a qualidade não, principalmente nos grandes centros urbanos.
IV. A quantidade de água que se renova no planeta, de uma forma simplificada, é a água evaporada que se condensa formando as nuvens e precipitando-se em forma de chuva, neve ou granizo.
 
A alternativa que contém todas as afirmações válidas é
(A)    apenas I e II
(B)    apenas I e III
(C)    apenas II e III
(D)    apenas I, III e IV
(E)    I, II, III e IV
 
2.Leia o texto e analise o esquema do ciclo do carbono.





 
A implantação do Programa de redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa pelos países que assinaram o protocolo de Kyoto, cria "um mercado para comercialização de crédito de carbono".
Considere as afirmações a seguir:
 
I. No ciclo do carbono, que ocorre naturalmente, os átomos desse elemento circulam entre a atmosfera, os seres vivos e a litosfera.
II. A queima de combustíveis de petróleo e a respiração dos seres vivos são processos químicos que eliminam CO‚ para o ambiente atmosférico.
III. O protocolo de Kyoto foi aprovado para controlar a exploração de petróleo dos países que detêm esse recurso.
 
A alternativa que contém todas as afirmações coerentes é
(A)    apenas I
(B)    apenas II
(C)    apenas I e II
(D)    apenas I e III
(E)    I, II e III
 
3. A venda de créditos de carbono é um mecanismo estabelecido pelo protocolo de Kyoto para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. As quantidades de toneladas de CO‚ ou outros gases, economizadas ou seqüestradas da atmosfera, são calculadas por empresas especializadas de acordo com as determinações de órgãos técnicos da ONU. Uma tonelada de óleo diesel, trocada por biodiesel, gera direito a créditos. Um hectare de plantação de eucalipto absorve, por ano, cerca de 12 toneladas deste gás.
Analise as afirmativas a seguir sobre o gás carbônico.
 
I. O produto da reação entre CO‚ e H‚O é um composto estável, pois o equilíbrio da reação se desloca para a direita independentemente das concentrações dos reagentes.
II. Mesmo o CO‚ apresentando ligações C-O polares, a molécula tem caráter apolar e apresenta forças de atração intermoleculares fracas.
III. O CO‚ é uma molécula polar por ser constituído por ligações covalentes polares.
IV. Na reação de fotossíntese dos vegetais, a glicose é um dos produtos formados pela reação do CO‚ com água.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A)    I e II.
(B)    I e III.
(C)    II e IV.
(D)    I, III e IV.
(E)    II, III e IV .
 
4. Na extração do ouro, os garimpeiros costumam utilizar mercúrio. Nesse caso, boa parte desse metal é lançada no ambiente, o que se constitui em risco ambiental. Alguns dos processos físicos, químicos e bioquímicos que ocorrem com o mercúrio, após seu lançamento no ambiente, estão representados nesta figura:



Considerando-se as informações fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
(A)    a maior parte do mercúrio metálico é lançado na atmosfera.
(B)    a redução do mercúrio metálico leva à formação de Hg£®.
(C)    o mercúrio metálico é menos denso que a água.
(D)    o mercúrio metálico se acumula no organismo dos peixes.
(E)    o mercúrio não pode ser considerado agente poluidor.
 
5. A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO‚ que é lançado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global. Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina?
(A)   O etanol é solúvel em água.
(B)   O CO‚ produzido na queima dos combustíveis fósseis é mais tóxico do que aquele    produzido pela queima do etanol.
(C)   O CO‚ produzido na queima da gasolina contém mais isótopos de carbono-14 do que aquele produzido pela queima do etanol.
(D)   O CO‚ produzido na queima do etanol foi absorvido recentemente da atmosfera.
(E)   O carbono do etanol é proveniente das águas subterrâneas.
 
GABARITO: 1E - 2C - 3C - 4A - 5D
Elaboração Prof. Paulo Silva